Ibope mede a audiência da TV, em socedade secreta.

 

Você conhece alguém que tenha em casa um peoplemeter, o aparelhinho que o Ibope usa para medir audiência de TV?
Essa foi uma das perguntas mais repetidas nos bastidores das redes nos últimos dias, por causa do “apagão” que o serviço de audiência em tempo real sofreu na Grande São Paulo no último domingo à noite, justamente no horário mais competitivo da TV brasileira.
A pergunta, que traz embutida uma desconfiança, tem como resposta oficial um elemento de segurança na medição de audiência.
Quem tem o aparelhinho em casa assina um contrato de sigilo com o Ibope, um compromisso de que evitará ser influenciado por alguma emissora. “Ele [o telespectador que faz parte da amostra] não pode sair por aí falando que tem peoplemeter”, diz Flavio Ferrari, diretor-geral do Ibope.
As pessoas que servem de parâmetro estatístico para a audiência da TV integram, portanto, uma sociedade secreta. Essa sociedade reside em 750 domicílios na Grande São Paulo, se renova completamente a cada quatro anos e é “remunerada” apenas com brindes.
O peoplemeter identifica o canal que o televisor está sintonizando e envia esse dado a cada minuto para uma central. A informação é transmitida via rede de telefonia celular.
 É aí que nasce a atual “crise” do Ibope.
O “apagão” da audiência em tempo real no último domingo gerou descontentamento principalmente da Record, que se viu sem uma importante ferramenta para traçar estratégias de programação.Segundo Ferrari, desde o apagão elétrico que atingiu 18 Estados no último dia 10, o envio de dados em tempo real está anormal.
 Isso prejudica o envio de dados minuto a minuto para as emissoras. No último domingo, o serviço em tempo real saiu do ar porque menos de 450 domicílios estavam transmitindo dados.
De acordo com o principal executivo do Ibope, o apagão elétrico “desconfigurou a potência das torres das operadoras de telefonia celular”, o que está afetando a transmissão de dados do instituto.
Ferrari afirma que equipes do Ibope estão acompanhando inspeções das operadoras a suas torres. Segundo ele, o envio de dados já melhorou, mas ainda não está pleno.Ferrari afirma que o Ibope também está visitando cada casa com problema para transmitir dados. Os peoplemeters estão sendo desligados e religados.

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s